jueves, 13 de febrero de 2014

El Conservatorio de Vila Real, sin dinero para pagar a los profesores



Vila Real de Santo Antonio (Portugal), 13.02.14.- El Conservatorio Regional de Vila Real de Santo Antonio, en Portugal, no tiene dinero para pagar las nóminas y la Seguridad Social de sus profesores. Los atrasos en las ayudas del Ministerio de Educación están provocando una situación “insostenible” para la continuidad de este centro especializado en música y danza, que cuenta con 170 alumnos.

En Jornal do Algarve se cuenta la noticia así:


O Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, com 170 alunos de música e dança, está sem dinheiro para pagar a professores e à Segurança Social devido aos atrasos dos apoios do Ministério da Educação.

O contrato de patrocínio celebrado entre o Conservatório Regional de VRSA e o Ministério da Educação e Ciência é de 89.046 euros no atual ano letivo. No passado, a primeira tranche do contrato de patrocínio chegou a ser paga em setembro, para depois passar a ser paga em outubro ou novembro.

Porém, este ano letivo, a primeira tranche já só foi paga em fevereiro, uma situação que está a criar sérias dificuldades financeiras ao Conservatório, incluindo salários em atraso dos professores e dívidas à Segurança Social.

O caso levou o deputado Paulo Sá, do Grupo Parlamentar do PCP e eleito pelo Algarve, a questionar o Ministério da Educação e Ciência, esta terça-feira, sobre os recorrentes atrasos na transferência das verbas, bem como sobre as medidas que serão tomadas para evitar, no futuro, que estes atrasos se voltem a verificar.

“Acresce ainda que, em resultado da política de empobrecimento levada a cabo pelo Governo, muitos pais não conseguem pagar as mensalidades dos seus filhos, circunstância que contribui para o agravamento das dificuldades financeiras do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António”, explica o parlamentar algarvio na questão endereçada ao Ministério da Educação.

No hay comentarios: